Destruir o bolsonarismo foi o tema central nos discursos, no ato de filiação de Elias Gomes

Por Betânia Santana - Líderes do Partido dos Trabalhadores e das outras duas legendas que integram a Federação Brasil da Esperança (PV e PCdoB) defenderam a pré-candidatura do ex-prefeito Elias Gomes à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes como o caminho possível para derrotar as forças ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, na cidade da Região Metropolitana do Recife. Elias Gomes, que já administrou Jaboatão duas vezes e o Cabo de Santo Agostinho por três mandatos, filiou-se oficialmente ao PT na manhã deste sábado (23/09), em ato realizado na Faculdade Metropolitana, no bairro de Piedade, em Jaboatão.

"Elias Gomes não será somente um grande prefeito, mas uma pá de cal nesse bolsonarisno", declarou o vice-presidente do PT nacional, senador Humberto Costa. "O bolsonarismo tem que ser banido paa que possam prevalecer os valores do estado de direito, da democracia, da fraternidade. Precisamos de Elias ao nosso lado para melhorar a vida do povo", enfatizou o senador petista.

A senadora Teresa Leitão não pôde comparecer ao evento, mas mandou um vídeo. "Quero parabenizar a todos pelo processo de discussão. E dizer que queremos em Jaboatão uma candidatura competitiva. Precisamos ter um palanque do presidente Lula", destacou.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que chegou ao Estado na sexta-feira (22/09), para discutir as estratégias do partido para os pleitos do próximo ano e prospectar 2026, também participou do ato de filiação. Nas boas-vindas a Elias Gomes, lembrou que o partido é carinhoso com gente batalhadora e que estará ao lado do pré-candidato nessa caminhada.

"Tenho certeza também da alegria e da felicidade do presidente Lula, ele conhece você. Saiba que ele tem compromisso contigo. Lula olha para os municípios. A primeira coisa que ele fez agora, na crise dos municípios, foi aumentar o FPM (Fundo de Participação dos Municípios", sustentou.

Frente em defesa da democracia

O deputado federal Carlos Veras observou que a partir de hoje, com a fliação de Elias Gomes ao PT, está sendo criada em Jaboatão uma grande frente em defesa da democracia e dos direitos sociais. "Sofremos muito com o Governo Federal do atraso. Vencemos com o presidente Lula, mas em alguns locais está enraizada a política do ódio, da ignorância, do machismo, dos ataques às nossas instituições. Ainda temos raizes e filhotes (do bolsonarismo).

Presidente estadual do PT, o deputado estadual Doriel Barros aposta que a esperança que ajudou a eleger Lula presidente vai guiar a caminhada de Elias Gomes em Jaboatão. "Estamos aqui para compartilhar esse novo momento que surge aqui em Jaboatão, com lideranças comprometidas com esse novo.jeito de cuidar de quem mais precisa, da mesma forma que o presidente Lula está cuidando. O PT não podia ficar de fora desse debate e dessa construção política que será feita com cada um e cada uma de vocês", enfatizou o deputado.

Este sábado foi um dia simbólico para a deputada Rosa Amorim e, segundo ela, vai ficar marcado na história de luta de Jaboatão. "É o dia em que nós sentimos orgulho de carregar uma bandeira vermelha, não só no nosso peito, no nosso coração, mas uma bandeira que traz um projeto político. Esse partido tem lado e é o lado da democracia. Esse lado é o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva", registrou, lembrando que "em Jaboatão o bolsonarismo não se cria".

Ex-candidato a prefeito de Jaboatão, em 1992, sua primeira disputa pelo Executivo municipal, o deputado João Paulo Lima e Silva observou que a história de Elias Gomes se confunde com a do Partido dos Trabalhadores.

"O desafio de governar Jaboatão é muito grande, Você já foi prefeito e sabe disso. Porque é uma cidade muito grande. Basicamente, são três cidades dentro de uma só. É a Jaboatão da orla, é a Jaboatão dos buraco, é a Jaboatão da zona rural", contextualizou o deputado que ficou em terceiro lugar na disputa, mas levou a eleição para o segundo turno.

Também discursaram, mantendo a mesma linha de combate às forças ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a presidente do PT de Jaboatão, Maria Auxiliadora de Souza, o presidente do PV municipal, Daniel Alves, e o do PCdoB, Thiiago Modenesi, e o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB).

Postar um comentário

0 Comentários