Janones é o 10º nome da terceira via a desistir da disputa pela Presidência

O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou nesta quinta-feira (4) a retirada da sua candidatura à Presidência e o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito presidencial. Ele tentará a reeleição à Câmara dos Deputados por Minas Gerais. Com a desistência, Janones se torna o décimo nome da chamada “terceira via” a deixar a disputa.

Os levantamentos mostram uma consolidação do cenário de polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). No agregador CNN/Locomotiva, Lula tem 46%, e Bolsonaro, 30%. Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 7%.

As demais opções não têm conseguido alavancar suas candidaturas. A estabilização do cenário e as dificuldades para decolar nas pesquisas têm aumentado a pressão para que candidatos desistam.

O deputado, no entanto, argumentou que a sua retirada se deu após Lula encampar suas propostas ao plano de governo. “O Lula está encampando as nossas propostas pelo auxílio. (…) A gente retira e unifica a candidatura presidencial do deputado André Janones, a partir desse momento ela está unificada e ela passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, afirmou o deputado em live ao lado do petista.

Antes de Janones, já haviam se colocado como pré-candidatos à Presidência o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), o também senador Alessandro Vieira (PSDB), o apresentador Luciano Huck (sem partido), o empresário João Amoêdo (Novo), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) e os ex-governadores João Doria (PSDB), Luciano Bivar (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB). Todos eles desistiram.



 

Postar um comentário

0 Comentários