A prefeita de Cortês, Fátima Borba(Republicanos) participou na noite desta última quarta-feira(12) de um jantar solene no Colégio Municipal Mário Domingues, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, exclusivamente para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de combates as Endemias, na ocasião, a Prefeita anunciou que estaria enviando para a câmara municipal de vereadores, três projetos de interesse das categorias, dentre eles, o reajuste salarial para todos os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias de Cortês.
O projeto do executivo municipal institui o incentivo financeiro para o desempenho profissional no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS). O Programa compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), onde busca a qualidade nos atendimentos dos serviços à população, mediante o alcance dos indicadores apresentados pelo Ministério da Saúde.
O projeto de lei do previne Brasil – trata de valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos.
O terceiro projeto trata do reajuste salarial das duas categorias, uma luta nacional de 11 anos. Os profissionais vibraram em agradecimento pela grande conquista. Além da Secretária Municipal de Saúde, Flaviana Melo, participaram do jantar, o ex-prefeito Ernane Borba, o presidente do SINDACS, Ricardo Alexandre, o Procurador Geral do Município, Dr. Otávio Sampaio, Vereadores, José Antônio(PP) e Letícia Borba(Republicanos), e demais autoridades locais.
A gestora anunciou que iria enviar no dia seguinte para a câmara municipal, os três importantes projetos: O previne Brasil, o PQAVS e o tão sonhado reajuste salarial, enfatizando que após a sanção da câmara de vereadores o pagamento retroativo a maio e junho 2022 já seria realizado na próxima sexta (15).
0 Comentários